segunda-feira, 5 de maio de 2014

Bolo de limão e amêndoa

Este foi o bolo de amêndoa que fiz, depois de ler algures na net uma receita de bolo de laranja feito na trituradora. Como nunca tinha utilizado a trituradora para bater bolos, resolvi experimentar. Mas o copo da minha trituradora está avariado...
já não me lembrava disso...
mas tenho uma picadora.
O problema era que não iam caber lá todos os ingredientes da receita, 
a qual iria levar as habituais alterações!
Também só tinha uma laranja e eram necessárias duas. Limões tinha muitos e bons, oferecidos por um amigo nosso. 
Bem! Eu não ia deixar de fazer o bolo por causa disso!
 Foi então que triturei estas amêndoas , na quantidade indicada no recipiente que utilizo como medida de 1 chávena.
 "Triturei" 4 ovos com 2 chávenas mal cheias de açúcar amarelo.
 Juntei meia chávena de óleo...
 ... e depois 2 limões assim cortados:
Claro que quando comecei a triturar vi que iria transbordar. Parei e despejei tudo num recipiente estreito e fundo e puxei da varinha mágica antes de deitar 2 chávenas mal cheias de farinha e uma boa colher de sopa de fermento.
  Depois foi só um toque de magia! Apenas num minuto 
ficou tudo muito bem picado, triturado e batido!
Trabalho... tive-o foi depois a lavar tanta tralha que utilizara antes!
O bolinho ficou assim antes de entrar no forno 
e cozeu a 175º durante 35 minutos.
 À saída do forno, lindo, dourado, cheiroso... e depois delicioso!
 Por dentro ficou assim, também muito bom.
E aqui o pormenor do bolo que, para quem gostar de limão e amêndoa, será uma delícia.
Cá em casa a receita foi aprovada e o meu marido comeu logo duas fatias com um pouco de queijo.
E sabem? Vou utilizar mais vezes a varinha mágica em vez da batedeira, na confeção de bolos.
Gostei muito de ter aprendido isto!!!
 UM ABRAÇO

11 comentários:

  1. O tipo de bolo que me agrada. .

    Amêndoas e limão , uma junção deliciosa.

    As fotos estão "apetitosas".

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Olá Teresinha:
    ¡ Una mujer de recursos !. Hacer lo que se puede con lo que se tiene.
    Según las fotos ¡ se hace la boca agua !.
    Bom Apetite !!!

    ResponderEliminar
  3. Olá Teresinha: desculpe,mas deu-me vontade de rir esta sua peripécia na cozinha. Não que o bolo tenha saído mal, antes pelo contrário, parece delicioso e vou levar a receita comigo, mas pela quantidade de utensílios que se sujaram. Só pensava na minha preciosa Bimby, onde nada disso teria acontecido (lol).
    Em todo o caso, como já disse, o bolinho está com ótimo aspeto e eu, que adoro limão e amêndoa, ia comer várias fatias com todo o prazer.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  4. Teresinha!
    Uma receita bem curiosa!
    Um dia destes experimento!
    É interessante...que já não é a primeira vez que uso a varinha mágica...sobretudo quando a farinha fica granulada! Bj

    ResponderEliminar
  5. Bela receita que pelas imagens deve ter tido um final feliz, apesar do pelos visto, improviso.
    Nada melhor que lavar e arrumar a tralha toda e depois degustar, com calma e como o seu marido, um belo queijo a acompanhar.
    Um abraco.

    ResponderEliminar
  6. Merci de la bonne recette bisous Marie-Claire

    ResponderEliminar
  7. Ya me dio hambre al ver tan rica entrada.
    Saludos,
    Ale
    Costa Rica

    ResponderEliminar
  8. Adoro amêndoas e adoro limão misturar tudo deve ficar delicioso.

    ResponderEliminar
  9. Eu iria adorar! gosto de amendoas, limões, laranjas... deve ter ficado bem perfumado.

    bjinhos

    ResponderEliminar

Gosto muito de ler os comentários, por isso, se gostou do que viu, pode deixar a sua opinião!
Tenha um dia feliz... com muita saúde!