sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Sopa da pedra... sem enchidos!

Estamos de abalada... era necessário dar uma limpeza no frigorífico e na despensa. Logo de manhã pus a cozer um bocadinho de carne de porco com pouca gordura, com os feijões vermelhos demolhados de véspera, cebola picada, alho esmagado, rodelinhas de alho francês, 1 cabeça de nabo aos cubinhos, batata aos pedacinhos, couve aos bocados e salsa picada. Temperei com sal, 1 fio de azeite, 1 pitada de cominhos e 1 fl de louro. Em lume brando deixei cozinhar até à hora do almoço. Mostro aqui o resultado a que chamei sopa da pedra, mas na verdade não é bem essa! Faltaram-lhe os enchidos que sabem bem, mas fazem mal... e, felizmente, eu também não os tinha em casa! 
 E como a sopa já tinha carne, não houve 2º. prato, 
mas da refeição constou o resto que mostro:
 Até os pêssegos foram os últimos.
Amanhã viajamos para S. Miguel, de visita à minha mãe e irmão. Mas não me desejem boas férias, não! Vou em missão, como sempre: dar apoio aos meus dois velhinhos doentes, que não querem deixar a casa dos Açores!... E eu não posso ir para lá viver! De vez em quando lá vou eu...  e há até quem pense que me vou divertir imenso! Não! Venho de lá sempre cheia de preocupações e muito triste. 
Mas irei tirar fotografias que vos mostrarei depois aqui.
UM ABRAÇO

17 comentários:

  1. Boa viagem, Teresinha! Não penses nos problemas, pensa só na alegria que vais dar a eles!
    Abraços,
    Teresa
    teresa_0001@hotmail.com

    ResponderEliminar
  2. Hummmmmmmmmm, que sopa mais apetitosa, combina muito bem com o friozinho que está a fazer aqui.
    Beijos e tenha um lindo e abençoado final de semana.
    Ângela

    ResponderEliminar
  3. Apetitosa a sua Sopa de Pedra!
    Entendo o que você diz sobre sua missão porque tenho também a minha, mas mesmo assim uma ÓTIMA VIAGEM para você.
    Beijos

    ResponderEliminar
  4. Azeitonas, pão e vinho, tudo caseiro, era assim que meus avós recebiam as visitas. Deu água na boca. Um boa viagem.

    ResponderEliminar
  5. Olá Teresinha: é uma pena que venha à nossa terra sempre em "missão". O que podia ser uma viagem de prazer, torna-se assim,numa fonte de preocupações. Força,amiga.
    Quanto à sopa : adorei!! Faz lembrar as da minha mãe e que a minha filha chama, com uma certa graça, "sopas velhas", querendo dizer afinal " sopas como antigamente", que ela muito aprecia. Hoje, com a Bimby, são mais os "purés".
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  6. Que maravilhoso aspecto!
    Em muitas receitas muito "pesadas", com enchidos e carnes gordas, também faço a minha versão mais leve e mais saudável :)
    É muito dificil para as pessoas mais velhas deixarem a sua casa e as suas "coisas" por isso percebo que não queiram sair do seu espaço e como isso dificulta a vida de quem queria cuidar deles de uma forma mais próxima. Um beijinho grande e mesmo assim lhe desejo uma boa viagem!

    ResponderEliminar
  7. Por acaso até calhava bem um prato de sopa da pedra, agora, pois as temperaturas estão mais fresquinhas.
    Obrigada pela visita e pelas simpáticas palavras deixadas lá no blog. Volte sempre.
    Bom fim de semana para si e todos os seus.

    ResponderEliminar
  8. Faltou a pedra Maria Teresa.....Liga-me quando chegares que quero ir à festa de anos da tua Mãe, OK?

    ResponderEliminar
  9. La soupe me donne envie,quand vous alez chez votre maman soignez la bien.On a qu'une maman ,ce n'est pas toujours facile ,ma maman est a la maison de repos et je vais presque toul les jours.Elle a 85 ans et je fais aussi tout ce que je peux pour elle.Je me dis toujours quand maman ne cera plus la j'ai plus personne.Mes deux soeur ne fonts rien pour pour maman ils ont oublier ce que nos parents on fait pour nous,ma jeune soeur n'a meme pas encore ete cette annee et ca fait de la peine a maman .Courage et que tout va bien avec votre maman bisous Marie-Claire

    ResponderEliminar
  10. Teresinha querida, pais idosos são sempre fonte de preocupação
    desejo que tudo corra pelo melhor, beijos amiga

    ResponderEliminar
  11. Fiquei de água na boca com essa sopa, agora que chegou a chuva começa apetecer esses pratos. Desejo boa viagem e que encontre sua mãe e irmão de boa saúde.
    Um beijinho
    Mifá

    ResponderEliminar
  12. Olá Teresinha, ânimo!
    Missão tão nobre só pode suplantar dissabores.
    Desejo que tudo corra bem e S. Miguel é lindo e a família gosta.
    Fico com água na boca por esta sopa; e com sabor a cominhos...
    Abraço.

    ResponderEliminar
  13. Também em Novembro, irei com a mesma missão para Coimbra. Férias a ajudar.
    Saúde para todos.
    Abraços

    ResponderEliminar
  14. Teresinha, que belo aspeto a sua sopa.
    Por instantes pareceu-me sentir o cheiro, de uma sopa bem quente acabada de fazer, que é como eu gosto.
    Quanto á sua familia, espero que os encontre bem, mas há sempre quem fale demais. Não dê ouvidos.~
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Oi Dona Teresinha !!
    Como eu lamento a senhora não ter facebook !
    Sabe que não tenho passado pelos blogs com tanta frequência, e acabo ficando desatualizado das postagens.
    Quando venho no seu blog, várias já foram feitas.
    O que compensa é o tanto de novidades que vejo e leio !
    Gosto muito das receitas que a senhora posta !!!
    E acho até engraçado, que algumas dessas receitas eu conheço, mas com outro nome... Minha família é portuguesa, é o lugar onde moro é de colonização açoriana. Mas infelismente, acho que se perderam os nomes das comidas, por que a preparação continua sendo feita.
    Por exemplo, a tortilha, eu acho que é o mesmo omelete. O papa laberças eu acho que é semelhante a nossa polenta. Tempos atrás a senhora postou uma receita com milho moído e engrossado, com alguns temperos... Seria uma comida semelhante ??
    O pudim molotof que a senhora mostrou, é o mesmo pudim de claras que fazemos por aqui... Mas normalmente com calda de café por cima.
    Sabe, agora no fim de setembro minha avó comemorou 83 e fizemos uma grande festa para ela, com filhos, netos, bisnetos e amigos... Fizemos churrasco, que é carne assada, e uma mesa de doces enorme... Foram mais de 30 tipos de doces diferentes, todos feitos em casa !
    Se a senhora entrar no facebook, dê uma olhada no meu perfil, as fotos estão lá.
    A propósito, mande um abraço para sua mãe, e desejo de muita saúde.
    Gosto muito de passar em seu blog e ver suas postagens !
    Um grande abraço desde o Brasil !
    Com carinho, Cauê

    ResponderEliminar
  16. Teresinha...
    Como eu a compreendo!
    Minha vida mudou...deixei o Porto e estou em Coimbra para cuidar da minha mãe que está acamada!
    Vá sempre que puder...como alguém disse:
    "Levante-se e vá onde seu coração mandar!"

    ResponderEliminar
  17. vou experimentar suas receitas,parece que são deliciosas!

    ResponderEliminar

Gosto muito de ler os comentários, por isso, se gostou do que viu, pode deixar a sua opinião!
Tenha um dia feliz... com muita saúde!