sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Cavala assada no forno com batatas

Há dias fiz esta cavala assada no forno com batatas.
Ficou bem, por isso fotografei para uma oportunidade.
Mais do que bonitinha... ficou muito saborosa,
fazendo esquecer que é um peixe muito seco,
mas ótimo para o colesterol e com espinhas fáceis de tirar. 
 Prato básico, que toda a gente sabe fazer:
no fundo colocam-se rodelas de cebola, alho, 
depois o peixe e as batatas. Deita-se por cima uma mistura de
polpa de tomate, pimentão doce, sal, pimenta, açafroa e azeite.
Por cima um pouquinho de alecrim e ... 
tudo para o forno a 175º!
Na 1ª meia hora cobre-se com folha de alumínio,
que se retira na 1/2 h seguinte.
Esta é a açafroa que trago de S. Miguel, onde a cultivam.
Não tem paladar especial, mas dá uma bonita cor aos pratos.

Estas minhas receitas são iguais às de toda a gente...
apenas as mostro para me distrair e lembrar
que há muitas coisas simples, económicas e saborosas
que podemos comer... e aprender a gostar...
para quem não gosta!!!

16 comentários:

  1. Olá Teresinha...
    Aqui estou novamente para ouvir boa música
    e ver que prato lindo voce fez.
    Deve ter ficado muito saboroso...dá até
    pra sentir o gosto.

    Deixa eu te perguntar:

    Aqui no Brasil, através do meu pai e minha mãe,
    conhecí um pão chamado Folar ( me perdoe se errei o nome ) Voce deve conhecer...será que voce tem a receita desse pão?
    Aguardo...

    Um abraço, fica com Deus.

    Ivete

    *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Chama se mesmo " Folar"... são muito bons...

      Eliminar
  2. São tão boas essas receitas "que todo mundo faz"... e fez muuito bem em fotografar, seu prato ficou ótimo e acredito que o gosto muito além:)

    bjinhos

    ResponderEliminar
  3. Teresinha, tem um excelente aspecto, esse peixinho, já para não referir que é extremamente rico em ómega3, o que faz dele um amigo do coração.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Olá, ficou mesmo com bom aspecto, adoro peixe assado, pena que o meu filho não goste, debica e não come quase nada, por isso faço poucas vezes.
    Bom fim de semana, bjos doces

    ResponderEliminar
  5. Olá,querida Teresinha!!Amo peixe...de qualquer jeito!So não gosto dos que teem muitos espinhos...Fiquei com água na boca só de olhar as fotos!Que delícia deveria estar....hummm.Mas é claro,como não poderia deixar de ser...não conheço nenhuma portuguesa que não seja boa cozinheira!!Parabéns!!Linda noite prá vc...bjs...Cristina Peres.

    ResponderEliminar
  6. Oi Teresinha,

    eu nunca fiz peixe do jeito que fez, já anotei a receita porque me parece super gostoso este prato! E o colesterol agradece...Quanto ao chinelo (alpargatas), esta sua amiga se esqueceu de fotografar as etapas mas, vou providenciar para quem, como a menina que lhe perguntou, gostar do modelo e queira fazer, está bem?
    Um tranquilo final de semana pra você, juntinho aos seus queridos.

    Beijão,
    Lu

    ResponderEliminar
  7. Olá Teresinha

    Pois a mim parece-me uma ótima ideia este prato, nunca fiz no forno, mas para a próxima vez vou experimentar, parece deliciosa.

    Manuela

    ResponderEliminar
  8. Não sei grandes coisas de cozinha, mas quando vejo pratos assim, simples, tenho vontade de fazê-los. Vou experimentar...
    abs,

    ResponderEliminar
  9. ola Teresinha
    Que bom aspecto que ficou e deve ser muito bom ,já á muito que não faço pelo menos desta forma então vamos lá para o fogão.... e bom apetite para todas (os) bejs .

    ResponderEliminar
  10. Olá querida,
    Passando pra te convidar pro sorteio do meu blog...passa lá...

    Beijinhos,
    Vera

    ResponderEliminar
  11. Terezinha...encontrei a receita do folar.
    Estava no item " Culinária"...rs
    Que bom!
    Obrigada mais uma vez.

    Ivete

    *

    ResponderEliminar
  12. Minha flor!

    1º para mim é congelador, cruzes! Meu problema Teresinha,e acho que de todo mundo, é não suportar os extremos das temperaturas, 15º está de bom tamanho!
    Aproveite bastante seu passeio e a lareira. Já que não tem TV, mate as cruzadas!
    Obrigada pelo delicioso e carinhoso parecer lá no Fuso.
    Tenha uma bela noite de descanso.

    Beijão,
    Lu

    ResponderEliminar
  13. Teresinha, por aqui também esta muito frio, mas não tanto. Aproveita e descansa, nessa bela região serrana.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Que delicia essa receita, adorei, só sei fazer peixe frito. Agora tenho uma receita chique para oferecer para a família. Lindo seu espaço cheio de dicas preciosas.
    Tenha uma ótima semana.
    Anajá

    ResponderEliminar
  15. Oi Teresinha, gostei muito da aparencia deste prato e como gosto de peixe o proximo faço assim, fácil e pratico, como deve ser o ato de cozinhar. Muito trabalho me faz perder o apetite, mesmo porque com o calor daqui qualquer atividade na cozinha é um sacrifício. Boas férias e bom retorno. Bjs

    ResponderEliminar

Gosto muito de ler os comentários, por isso, se gostou do que viu, pode deixar a sua opinião!
Tenha um dia feliz... com muita saúde!