quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Carapaus fritos com arroz de legumes

De manhã fui ao mercado porque estava com saudades disto!
Ia ficando por lá na conversa com as senhoras do peixe,
das hortaliças, do queijo... com o senhor do talho,
que conhecia alguém que era amigo de alguém dos Açores... 
... vê-se logo pela pronúncia que a senhora é de lá!...
 Como veem os carapaus (chicharros nos Açores)
eram bem fresquinhos, mas vou ensinar uma coisa
que a minha mãe me ensinou:
tirar a espinha muito perigosa que,
não tendo sido removida  e sendo engolida inteira,
poderá provocar uma ida rápida à urgência do hospital.
Cuidado!

 Aqui vê-se melhor a espinha assassina!...
 Depois de temperados com sal, alho e vinagre de vinho branco
foram para a frigideira, passados por farinha de milho.
Ficaram assim e servi-os com arroz malandro de legumes.
Nesse dia, num jornal de S. Miguel, vinha esta notícia, 
com a seguinte foto.
Lá ( e cá! ) este peixe era o peixe dos pobres!
Agora está ao preço da garoupa, que era o peixe dos ricos!
Apesar da notícia referir 1,49€ por quilo do carapau 
aqui no continente, nesse dia estava a 3,5€ nas bancas
do Mercado D. Pedro V, aqui em Coimbra.

UM ABRAÇO E BOM FIM DE SEMANA.
OBRIGADA PELAS VOSSAS VISITAS.

9 comentários:

  1. Oi Teresinha,

    que prato saudável, lindo e deve estar delicioso! Interessante a tal espinha que sua mamã ensina a tirar, aqui não temos este lindo peixinho e, pelo que pesquisei, a Cavala é da família e é saborosa! Minha flor, aqui, mesmo a beira-mar, uns peixes são caros e outros, caríssimos! Dos camarões, nem se fala o preço e é por isto que ingerimos pouquíssimo dessas carnes,só mesmo em ocasiões especiais. O bacalhau, nos idos de 1950, era comida de pobre, hoje, dos ricos, e assim vejo que o mundo todo padece da mesma crise. Pena!
    Tenha ótima noite de descanso e, cuidado quando se levantar...

    Beijão,
    Lu

    ResponderEliminar
  2. Olá Teresinha! Tenho de fazer os chicharros com a farinha de milho, que sei que é típico de cá mas ainda não experimentei. Em relação ao peixe, devo dizer-lhe que os preços praticado por estas bandas estão estupidamente caros! A peixaria do Continente e do Slomar têm estado ás moscas, já se sente bem a crise!...

    Beijinhos e bom fim de semana! :)

    ResponderEliminar
  3. Olá Teresinha...

    Sou brasileira com a decendência portuguesa e
    minha mãe sempre fêz dessa forma que voce ensina.
    Com farinha de milho é tudo de bom!!!
    Ai que saudades do meu pai...
    Venho aqui também para ouvir a música que me
    emociona sempre!!!
    O prato ficou maravilhoso.
    Parabéns!

    Um abraço,

    Ivete

    *

    ResponderEliminar
  4. PODE ACREDITAR TERESINHA!!!

    QUE BOM ME SABERIAM ESTES SEUS CARAPAUS!!!
    POIS EU NUNCA FRITEI COM FARINHA DE MILHO, UM DIA VOU EXPERIMENTAR!!!

    PARABÉNS!!! 1 BEIJO LÍDIA

    ResponderEliminar
  5. Não conheço esse peixe... que espinha danada hein? Fritinho deve ser uma delícia!

    bjinhos

    ResponderEliminar
  6. Oi Teresinha... nunca comi, mas adoro peixe, a dica da farinha de milho foi muito boa... beijosss!!!

    ResponderEliminar
  7. boa tarde Teresinha

    os carapauzinhos, chicharos ou JAQUINZINHOS, estão com ótimo aspeto. se me permite, venho dar-lhe uma sugestão. Depois de todos esses passo antes de fritar, experimente untar um tabuleiro com um pouquinhos de azeite e por lá os carapaus passados por farinha, regue com um fiozinho de azeite e leve ao forno. eu, ultimamente, faço sempre assim. não faz mal à saúde, não suja o fogão, e não temos que estar de volta do fogão a fritar os bicharocos, e não se ficam em nada, atrás dos fritos. vou partilhar no seu facebook uma foto de uns que fiz. espero, que não leve a mal o meu atrevimento. beijinho

    Ana de Aveiro

    ResponderEliminar
  8. Pois é, Ana, mas se assim fossem feitos, deixariam de seguir a receita tradicional típica da minha ilha.
    Típica também é a receita dos chicharrinhos, em vez de fritos, assados na sertã de barro não vidrado, que só conheço nos Açores.
    De qualquer forma agradeço a sugestão... mas continuo a preferir os meus chicharrinhos fritos... uma vez por outra!
    Bj

    ResponderEliminar
  9. Boa Tarde

    os chichrrinhos que fala assados na sertã de barro não vidrado, são temperados da mesma maneira, e passados por farinha e postos na sertã a assar? a sertã, não leva azeite nem qulquer tipo de gordura? gostaria de experimentar, pois acho que xdevem ficar deliciosos. beijinho

    Ana Ildefonso (Aveiro)

    ResponderEliminar

Gosto muito de ler os comentários, por isso, se gostou do que viu, pode deixar a sua opinião!
Tenha um dia feliz... com muita saúde!