sábado, 13 de outubro de 2012

Toalha de bordado típico regional da Ilha de S. Miguel - Açores

ESTA TOALHA É MINHA, 
MAS NÃO FOI BORDADA POR MIM.
Começo por dizer isto porque há quem me felicite 
por trabalhos que eu indico não sendo feitos por mim,
referindo-os como sendo da minha autoria... 
mentira!!!
Eu assino as fotos porque as captei, 
mas os louros do bordado vão para anónimas bordadeiras.
Feito o esclarecimento, aqui mostro uma toalha de linho
regional de S. Miguel, Açores, que era lá de casa
e que a minha mãe me ofereceu quando me casei. 
Mede 1,60m x 1,55m, tem 12 guardanapos e o desenho das avencas, 
ainda hoje muito utilizado, era o mais reproduzido
naquela época... há cerca de 50 anos!
Uso-a em ocasiões mais especiais.
 É muito simples, não é necessário bastidor,
mas, como veem, é trabalhosa... e as manchas são da luz,
pois fotografei-a de noite e a máquina é roscof !...
A bainha é feita virando, com a unha, cerca de 2 mm do tecido
e fazendo o ponto de recorte virado para dentro
em arquinhos... feitos a olho!
A seguir mostro o avesso.
Aqui um pormenor do desenho repetitivo,
mas que acaba por preencher a barra da toalha.
Pormenor da bainha, pelo lado direito...
,,, e aqui pelo lado do avesso.
Apesar da fraca qualidade das fotografias
os tons de azul DMC são exatamente esses, 
os tradicionais da Ilha de S. Miguel.

Este é um dos ramos maiores espalhados pela toalha...
... e este é um dos pequenos.
E aqui, a senhora de 96 anos que me fez ir a S. Miguel,
no dia do seu aniversário: a minha Mãe!
Espero visitá-la de novo brevemente, 
pois o tempo e as circunstâncias vão pedindo
visitas cada vez mais frequentes...
assim a minha saúde mas deixe realizar!
Desta vez ainda não tenho mais nada feito por mim.
O meu dedinho ainda está muito debilitado 
e não posso fazer mesmo nada com ele assim,
apesar de já ter retirado os 3 pontos que levou 
e da dedeira de borracha com que o protejo
contra as intempéries... durante o dia!!!
Mas dá para vos abraçar a todas!
Obrigada às visitantes fiéis ao meu blogue 
e sempre amigas, deixando um reconfortante comentário.
Até breve!

14 comentários:

  1. Oi Teresinha !
    Trabalho realmente muito bonito !
    Haja paciência e perfeição para bordar uma toalha assim !
    Bom fim de semana !
    Cauê

    ResponderEliminar
  2. Terezinha!
    Estas toalhas bordadas, são mesmo verdadeiras jóias...lindíssimas!!!
    Um trabalho primoroso!
    Um lindo domingo, pra você !

    Sonia Faria

    ResponderEliminar
  3. Olá Teresinha,

    Estes bordados são lindissimos, parecem simples, mas são muito trabalhosos e delicados.
    Bjs
    Teresa

    ResponderEliminar
  4. Felicitation à la personne qui a broder,c'est magnifique.

    ResponderEliminar
  5. Hola,el bordado precioso,pera la foto de tu madre de 96 años mas bonita felicidades a las dos,y un abrazo¿¿¿¿¿¿¿

    ResponderEliminar
  6. Querida Teresinha,

    que bordado perfeito, parece um trabalho de pintura em tecido, super delicado! E não fabricam mais este tipo de linho fino, de vida perene. Lindíssimo legado recebido de sua mamã que está lindinha na foto, ela tem um olhar muito terno!
    Pois é flor, o seu dedinho! Esquecí-me de tocar neste assunto, está mesmo precisando benzer-se... que revés, mal se cura de um dedo e já machuca o dedinho e leva pontos. Espero, de coração, que logo esteja melhor, é tão ruim sentir dor!
    Pode ter certeza de que a visita ao seu país não me sai da cabeça, continuo mexendo as peças para que se encaixem porque, como lembrou, o tempo está voando...!
    Obrigadinha pelo comentário super amável e tem razão, dá para usar a blusinha nas duas versões!
    Tenha uma semana tranquila e com saúde ao lado dos seus amados.

    Beijão,
    Lu

    ResponderEliminar
  7. Olá, Teresinha,tudo bem?Adoro seu blog!!Já fiz alguma coisa em trico me orientando por aqui!Gostaria de agradecer sua gentileza dividindo conosco o passo a passo das receitas!Muito obrigada!!Aproveito para lhe desejar que fique boa do dedinho logo,não só para nos mostrar coisas lindas mas tb para se livrar de vez do incômodo!!Fique com Deus!!Muita saúde!!Bjs...Cristina Peres.Meu email crisperes747@yahoo.com.br.

    ResponderEliminar
  8. Olá Terezinha!
    Encontrei o seu blog lá no blog da Lee Albrchet.
    Amei!!!
    Eu tenho risco desta toalha azul, é linda e sei que um dia vou bordá-la.
    Parabéns, amei o sei blog!
    Abraços,
    Carla

    ResponderEliminar
  9. ola Teresinha
    parabens pela linda mãe que tem... 96 anos uahuuuuu!!!!!
    que saudades da minha que já partiu ha 26 anos. beijinhos continuação das melhoras.
    Virginia

    ResponderEliminar
  10. Que linda a tua mãe! Parabéns!
    Que Deus encha de saúde às duas para poderem desfrutar a vida ainda muito juntas!

    Ótimo final de semana!

    ResponderEliminar
  11. Que trabalho delicado nesta toalha! Quem sabe ainda me animo a copiar! Parabéns e saúde p/ sua mãezinha.

    ResponderEliminar
  12. Teresinha,
    o bordado dos Açores é lindo!!!
    Quando estive na FIL em Lisboa , na Feira Internacional de Artesanato, tive a oportunidade de
    ver de perto esse bordado...Fantástico!!!


    abraços de mF

    ResponderEliminar
  13. olá teresinha a toalha é linda eu adoro artesanato é o meu passatempo e até a minha terapia,bom fim de semana e contina a mostrar coisas assim lindas.m.m.

    ResponderEliminar
  14. parabens teresinha, por seu blog tao gracioso de trico bordados e demais novidades, sou brasileira moro no japao atualmente fiquei encantada com sua grandiosidade, somos de uma geração super abençoada que gostam de trabalhos manuais e assim da vida, contemplar a beleza da criatividade manual, é um prazer recebe la no meu coração , abraços.

    ResponderEliminar

Gosto muito de ler os comentários, por isso, se gostou do que viu, pode deixar a sua opinião!
Tenha um dia feliz... com muita saúde!