quinta-feira, 5 de abril de 2012

Casaco de bebé (cont.) com passo a passo

Quando fiz o casaquinho que editei aqui 
realmente ofereci-me para ajudar quem o quisesse copiar.
Acontece que, entretanto, adoeci e espero que entendam
por que ainda não editei o passo a passo do mesmo.
Também disse que quem sabe tricotar poderá copiar
apenas olhando para as fotos ampliadas.
Contando malhas e voltas... a olho...
acho que chegarão lá com facilidade, 
por isso hoje só vou mostrar como se faz 
o ponto da parte do peito do casaco e respetivos mates.
*tricotar 1 malha em liga, 
enfiar a malha seguinte na agulha sem a tricotar*
e repetir de * a *
e fica assim. 
A seguir fazemos 3 carreiras lisas,
 liga pelo avesso e meia pelo direito
e repetimos o motivo das argolinhas como expliquei.
Quando precisarmos de diminuir malhas
 para fazer o redondo da parte de cima do casaco,
tricotamos 2 malhas juntas em liga
depois da malha que fica por tricotar, como mostro abaixo.
Isto faz-se de 2 em 2 malhas de liga, de 3 em 3 ou de 4 em 4...
conforme o número de malhas que quisermos diminuir 
em cada uma dessas carreiras.
Quando, no casaco, juntamos as mangas às costas e às frentes
contamos os pontos 
e o resto do casaco é feito com a fita métrica, 
1 papel e 1 lápis ao nosso lado.
Decidimos com quantas malhas queremos o decote 
e distribuímos os mates de acordo com o número de carreiras
até chegar ao fim... fazendo cálculos!
Irá ficando assim:

No final ficará assim. 
Depois fazemos as carreiras do revesilho do pescoço. 
Espero ter ajudado, esclarecendo as dúvidas e
ensinando o que me pediram!...
Por agora não tenho em mente fazer um casaquinho igual.
Costumo fazer este modelo para meninas
e o meu último netinho é rapaz!
No horizonte não vejo meninas... só meninos...
outro motivo para não ter repetido este modelo.

Aproveito para pedir às visitantes anónimas
que se identifiquem ou me contactem através do meu e-mail,
indicado no meu blogue,
porque não me animo muito a ensinar
pessoas ... anónimas!!!...
Tudo o que aqui edito é para toda a gente
que aprecia os meus trabalhos, até podem ser anónimas.
Mas se se dirigirem a mim, 
por favor, 
digam-me com quem irei lidar.
Isto do mundo virtual até é muito interessante, 
já fiz fortes amizades com pessoas 
lindas, simpáticas, atenciosas, altruístas, delicadas!...


Um abraço e obrigada, a estas pessoas, por me aturarem!


26 comentários:

  1. Olá Teresinha!
    Como vai essa saúde? desejo que esteja a recuperar
    estou torcendo pelo seu bem estar, e para que volte a fazer seus trabalhos lindos que tanto admiro. Uma Páscoa Feliz e cheia de coisas doces.
    Um beijinho
    Mifá

    ResponderEliminar
  2. Olá amiga Teresinha,

    que bom que você já está melhor e nos vai explicando como se faz o casaquinho.
    Desejo-te uma Páscoa muito feliz na companhia de todos os teus entes queridos.
    Beijinhos
    São

    ResponderEliminar
  3. Olá Amiga
    Que a comunhão e a Paz sejam abundantes nos vossos corações. Feliz Páscoa
    Beijinhos
    Linda

    ResponderEliminar
  4. Minha linda Teresinha,

    Eu vim rever-te!!!

    Adoro tricotar, mas, não sei mais do que as malhar e alguns pontinhos ... mas, tú sabes coisas lindas.
    Adoro vir aqui e ouvir o Fado!!! hahahahahahaha ...

    Mas, hoje eu passo aqui para também desejar uma páscoa brilhante para vc.
    Cheia da luz de Cristo, que é uma luz intensa, verdadeira e muito valiosa! Um brilho sem igual.
    Que a alegria tome conta do seu ser, porque é tempo de renovação!!

    Beijos, Káthia.

    ResponderEliminar
  5. Olá Teresinha

    Obrigada pela sua visita, cá estou de volta para ver as novidades e aproveito para dizer que o seu quadro de ponto cruz ficou maravilhoso, que trabalhão!
    Este ponto de casaco de bebé eu já conhecia, mas já não me lembrava dele, é bem bonito faz um trabalho fofinho.

    Manuela

    ResponderEliminar
  6. Oii, minha querida !!!

    Está muito bem feito esse pap...aliás,eu aprecio muito essa sua boa vontade em passar seus conhecimentos para as amigas pois sei q dá trabalho.

    E o ponto é lindo e fica com um belo efeito.

    Aproveito tb para desejar uma Feliz Páscoa prá vc e sua família

    Beijinhos

    Ana

    ResponderEliminar
  7. Teresinha, esse ponto é lindo! Seu pap maravilhoso! Estou feliz por saber que você já está um pouco melhor. Desejo que sua recuperação por completo se dê o mais rapidamente possível... Uma Feliz e Abençoada Páscoa para você e sua família!
    Beijos

    ResponderEliminar
  8. A "stora" é um espetáculo.
    Não há aulas melhores.
    Feliz Páscoa.
    Nina

    ResponderEliminar
  9. Que maravilha seu passo a passo. Adorei te ver assim mais animada.
    Desejo a você e toda família uma abençoada Páscoa
    recheada de bençãos.
    Felicidades!
    Sonia Faria

    ResponderEliminar
  10. Querida Teresinha,

    que coisa boa, você é bruxinha mesmo viu? Olhei, reolhei e não conseguia entender como é que aquele ponto da pala do casaquinho ficava assim... e aí está você a ensinar a gente! Agora eu aprendi! Muito obrigada por ensinar-me mais este ponto num passo a passo super bem feito, revelador!
    Bom domingo de Páscoa e muitos chocolatinhos!

    Beijão,
    Lu

    ResponderEliminar
  11. Olá, espero que esteja melhor e que passe uma santa Páscoa, bjos doces

    ResponderEliminar
  12. Teresinha, que tal a Páscoa? Muitos docinhos?
    Obrigada pelas tuas sugestões.
    Já experimentei o vestido com cinto e parece que não fica mal ... mas fica curto. Vou mesmo ter que mostrar as pernocas!
    beijinhos
    Nina

    ResponderEliminar
  13. Perfeito seu passo a passo, Teresinha! muito esclarecedor. Que bom que os nenês por aí são meninos... aqui só vem meninas!

    Eu acho muito chato os anonimos que nem o nome assinam... esquisito né?

    bjinhos e boa recuperação:))

    ResponderEliminar
  14. Olá Dona Teresinha! Gosto muito de visitar o seu blog, porque o acho muito interessante. Não me tenho identificado, porque não tenho uma conta de blog,mas gosto muito de acompanhar o que se passa na blogsfera, e assim aprender e ver coisas que me interessam, como os lavores, a culinária, a decoração, a leitura, etc... Sou da Gafanha da Nazaré, pertinho de Aveiro, e também conheço a sua ilha de S. Miguel, que eu acho maravilhosa.Desejo-lhe as maiores felicidades para que contnue a presentear-nos com as suas habilidades, que eu muito aprecio.
    Beijinhos
    Aldina Guimarães

    ResponderEliminar
  15. Teresinha, ontem deixei um comentário, mas vejo que sumiu! Mistérios que não domino.
    És a menina mais doce que conheço. Juro. Obrigada pelo carinho.
    Posso aconselhar-te o que, seguramente, estás farta de ouvir. Caminhar dá saúde. É indispensável que te movas, que integres esse nos teus hábitos diários.
    Quero muito ver-te bem, amiga. Quero muito, muito.
    Beijo da Nina

    ResponderEliminar
  16. Teresinha tenho acompnhado muito o seu blog, gosto muito eu gostaria de perguntar se sabe fazer favos de mel ou tambem chamadas casinhas de abelhas, é que eu gostaria de fazer um vestido para a minha nete.
    Eu chamo-me Ana Paula , vivi e nasci em Moçambique.
    Obrigada pelo carinho e pela desposição que nos propõe em nos transmitir os seus conhecimentos. o meu email ~e litacgomes@hotmail.com
    Beijos

    ResponderEliminar
  17. Olá Teresinha
    Só hoje vi o seu blog e tem coisas muito bonitas.
    Parabéns pelos seus talentos e muito obrigada pelas dicas.
    Vou atrever-me a iniciar um casaquinho para bébé.
    Depois lhe direi como correu.
    Um abraço
    Manuela

    ResponderEliminar
  18. Adoreim seu blog e suas receitas só fiquei na duvida de malha aquiem São Paulo ér ponto e a liga o que significa ,me desculpe mas aqui nunca vi essa expressão! Agradeço sua compreenção!!!

    ResponderEliminar
  19. Parabéns pelos lindos trabalhos!
    Um grande abraço!

    ResponderEliminar
  20. Amei este ponto ... obrigada pela disponibilidade, e carinho em ensinar , bjs Dênia/Brasil

    ResponderEliminar
  21. boa tarde gosto muito de trico e agora a uma amiga minha que vai ser avo e gostaria de lhe fazer um casaquinho para a neta e podia dar algumas dicas muito obrigado regina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Regina, o PAP do casaquinho com este ponto está no meu blogue. Há outros também com PAP, que poderá copiar.
      Não sei que dicas lhe posso indicar... se gosta muito de tricô, como afirma, terá facilidade em os tricotar.

      Eliminar
  22. Gostei muito do seu blog é inteligente, carinhoso e aconchegante. Então, já estou seguindo... Um lindo fim de semana pra vc e sua família!!!

    ResponderEliminar
  23. Adorei muito lindo! Parabéns!
    Patrícia Colaço

    ResponderEliminar
  24. Olá Teresinha, eu sou a Teresa Ramalho, tb aposentada e igualmente apaixonada por trabalhos de tricot e crochet. Descobri o seu blog quando andava à procura de vestidinhos com o corpete em crochet, para a minha neta que tem 2 anos. Gostei muito e penso visitá-lo mais vezes. Como não entendo lá muito destas coisas vai mesmo como anónimo. Parabéns pelos belos trabalhos.

    ResponderEliminar
  25. está tudo muito lindo adoro os seus trabalhos
    Fatima

    ResponderEliminar

Gosto muito de ler os comentários, por isso, se gostou do que viu, pode deixar a sua opinião!
Tenha um dia feliz... com muita saúde!