terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Casaco de tricô para bebé tam. 1 a 4 meses

Mais um casaquinho de bebé.
É quase igual ao da revista, mas, como sempre, 
faço umas ligeiras alterações.
Coloco o passo a passo aqui nas fotos, 
porque penso que fica melhor.
Só espero que entendam o que aqui vai explicado,
para justificar a trabalheira que isto deu...
sem contar com o susto da falta do fio!...
Mas não estou cobrando nada a ninguém!
Fi-lo, como sempre, pelo prazer de ensinar.
 A quem não conhece este modelo, digo que é muito fácil,
sendo apenas exigida muita concentração.
 Fui tricotando em vários lugares, de noite, de dia,
por isso as fotos têm vários fundos e várias tonalidades.
É que a fotógrafa não é tão boa como a tricoteira...
e a máquina também não ajuda nada!...
 E foi aqui que me apercebi de que este resto e mais 1 novelo 
(que eu juraria ter visto 2...)
não chegariam para acabar o casaco.
Ainda fui procurar em vários lugares antes do SOS,
mas aqui em Coimbra estava esgotado.
 




 Lançado o SOS... 
a resposta não se fez esperar mais do que umas horas!
Entre as amigas que se prontificaram a procurar o fio,
surgiu a Nélia, que o tinha em casa! Que bom!!!
E agora vejam lá se descobrem quais destes me enviou?...
O do meio é o que eu tinha. Não se nota diferença nenhuma 
e o trabalho ficou sem defeito.
É que a hipótese de colocar outra cor, 
teve de ser posta de lado: não ia ficar bem.
Agradeço de novo às amigas que se dispuseram ajudar, 
especialmente à amiga Nélia 
do fantástico blog Magia do Crochet.



 Depois de fechar as mangas arrematei o decote
 com a agulha de croché, para não alargar muito com o uso.
Fecha com botões de madrepérola,
 que tanto podem ficar para a frente como para trás.
Queria ter colocado aqui a explicação do casaco da revista,
mas não sei onde a guardei!
Fiz a olho... e não coloquei os revesilhos na horizontal,
como na revista.
Aí sim, ficaria bem outra cor, mas não resolvia o problema.
Espero que tenha sido útil a quem quiser fazer este modelo.

Obrigada pelas visitas e comentários.
Abraços!
POST SCRIPTUM:
O Dr. Alzheimer mostrou-me a revista
que estava mesmo à minha frente!!!
É que eu andava à procura da revista 
julgando que a capa trazia o que eu procurava!...
Mas o modelo da capa é lindo!


 Assim poderão fazer o conjunto completo.




Não preciso de explicar mais nada: está tudo aqui,
só espero que tenham uma lupa por perto!!!
BEIJOS.

47 comentários:

  1. Olá Teresinha

    Ternura, beleza e perfeição em sintonia.

    Beijos.

    ResponderEliminar
  2. Olá Teresinha,

    que maravilha! Andei a procura desta receita avidamente na net e você nos dá o PAP! Obrigada mesmo, e parabéns por ter-se lembrado do casaquinho que ficou super bem acabado, quentinho e lindinho. Bem que tentei me lembrar e me embolei na "lenga lenga" (que engraçada sua descrição...). Este vou fazer logo no começo do ano, agora os dias estão voando e chegam as férias escolares, daí fica difícil. Quando fizer eu publico e você o verá, está prometido.
    Obrigada de novo!

    Beijão,
    Lu

    ResponderEliminar
  3. Oi Teresinha ,
    Que casaquinho mais fofo e que bom que vc conseguuiu o fio que falata , quem tem amigos jamais fica desamparado , parabéns pelo PAP , está bem explicadinho , até eu acho que consigo fazer.BJussssssss

    ResponderEliminar
  4. Olá Teresinha

    O casaquinho ficou muito bonito, muito fofinho.

    Manuela

    ResponderEliminar
  5. Olá

    Concordo plenamente com a sua opinião, o Natal já não é o que era, por isso é que optei por fazer pequenas lembranças com as minhas mãos, não compro nada feito, faço o que sei e ofereço.

    Manuela

    ResponderEliminar
  6. Olá linda!
    Passei para te desejar uma semana super abençoada.
    Beijocas e boa continuação.


    Ps. tenho um desafio no meu blog se puder passe por lá.

    ResponderEliminar
  7. Olá, Teresinha!
    Gosto demais de seus "passo a passo", além do bom gosto na escolha das peças, a explicação com fotos não tem erro, até quem não é tricoteira de mão cheia como eu, consegue fazer! Muito obrigada!
    Bjm.
    Claudia

    ResponderEliminar
  8. Teresinha,
    Estou visitando seu blog pela primeira vez e estou adorando. Este casaquinho ficou perfeito. Adorei!!
    Com certeza vou faze-lo.
    Obrigada por dividir a receita.
    Bjnhos

    ResponderEliminar
  9. Gostaria de saber fazer tricô, mas não sei e não consigo aprender...
    Mas estes casaquinhos estão lindos!!
    abs,

    ResponderEliminar
  10. Que sonho Terezinha, roupinha de criança me desperta ternura, amei o teu trabalho, bjinhos, boa semana que já está no finalzinho, obrigada pelo carinho querida, adoro sua presença lá no blog, amei aquela casa também.

    ResponderEliminar
  11. Antes do casaquinho...

    Com que então não usa salto agulha com as peúgas do marido???

    Teresinha, ainda não parei de rir. É que eu também não! Só que me parece tão óbvio que não me prendi com detalhes.

    Por acaso, já vi. Colegas que, nas manhãs mais frias, assaltavam as gavetas dos maridos. Era uma tão absoluta falta de gosto que as achava ininputáveis. Eram inteligentes e boas pessoas, mas o resto... Tenho cada história! E ainda por cima tinham o desplante de menorizar quem afinava por outro diapasão.
    Suspeito que sempre fui a loura burra, exceto na altura dos exames do secundário, a nível nacional. Então tiravam-se as teimas.
    Minha querida, agora sou eu que te peço, não ligues. São coisinhas pequenininhas que não interessam. Mas o teu comentário teve imensa piada. Grande Teresinha!!!!

    O casaquinho está um petit four, um bonbom, uma delícia.

    Não tenho no meu horizonte bebés a chegar, mas, se aparecerem, já sabes quem vou plagiar.
    Um grande beijinho.

    ResponderEliminar
  12. Oii, Terezinha !!!

    Hehehe o "alemão" as vezes tb vem aqui me pegar mas rapidinho eu mando ele prá longe.

    Adorei o casaquinho liiindo e achei tão legal a coincidencia da Nélia ter a tua lã, que demais!!! Vc teve sorte !!!:)

    Bom findi

    Beijinhos

    Ana

    ResponderEliminar
  13. Olá, obrigada pela visita e pelo carinho. Andei a passear pelo seu blogue e adorei tudo. Fiquei encantada com tantos trabalhos manuais que sabe fazer, com o carinho com que fala das coisas, com o amor ao fim de 42 anos de casamento ( quero ser assim), com a beleza da sua mãe, que deve ser uma pessoa amorosa, apesar dos 94 anos, e ainda com o facto de partilhar as receitas com todas nos.
    Gostei muito do casaquinho, mas não vou fazer mais nenhum por enquanto, pois o que fiz até hoje vai para a Alemanha, pois os meus primos vivem lá, e a minha tia vai levar tudo já amanha, não me da tempo para fazer mais, com muita pena minha, pois estava a gostar :) quem sabe se surgir nova oportunidade não copio este modelo lindo. Obrigada por tudo, até breve, bjos doces

    ResponderEliminar
  14. Olá Terezinha!

    Lindo modelito!
    Sempre bom vir aqui!
    Abraço,

    Norminha

    ResponderEliminar
  15. Boa Noite , Teresinha passei em teu blog e amei tudo muito lindo e este casaquinho que vc postou que e feito inteiro eu achei um charme.Bem deixo aqui meus parabéns pelo blog e que deus ilumine estas abençoadas mãos.Bjs

    ResponderEliminar
  16. Terezinha encontrei o que ha tanto tempo procurava, obrigada por esta linda explicação, vou tentar.Pois haviam me explicado no salão, e não foi claro, por isso o meu saiu sem proporções de casaquinho.
    Obrigada e abraços
    Adria
    Itapema Resort Geriatrico
    Brasil - SC

    ResponderEliminar
  17. Terezinha encontrei o que ha tanto tempo procurava, obrigada por esta linda explicação, vou tentar.Pois haviam me explicado no salão, e não foi claro, por isso o meu saiu sem proporções de casaquinho.
    Obrigada e abraços
    Adria
    Itapema Resort Geriatrico
    Brasil - SC

    ResponderEliminar
  18. Teresinha,muita generosidade sua em partilhar seus lindos trabalhos. Estou tentando fazer o casaquinho seguindo o PAP,espero que consiga terminá-lo.Obrigada, beijos...

    ResponderEliminar
  19. adorei suas receitas pois sao faceis de entender

    ResponderEliminar
  20. Segui as suas instruções. Estão óptimas! Obrigada. Fiz um casaquinho em cru, lã merino, que me deu muito gosto fazer e que ficou muito bonito. Hà muito tempo que procurava fazer este modelo e já tinha algumas experiências frustadas. Mas as suas explicações e fotos ajudaram imenso.

    ResponderEliminar
  21. Olá querida! Eu amei o teu blog! Muito obrigada por compartilhar tanta coisa linda e explicar como se faz! estou muito feliz! estou fazendo este casaquinho, seguindo o seu pap e vou publicar no meu bloguinho quando estiver pronto! Depois passa lá p conhecer! Estou te seguindo! Um grande beijo!
    Sam.

    www.tricodasam.blogspot.com

    ResponderEliminar
  22. Teresinha
    Quantas "lengas-lengas" são feitas na parte da frente, das costas e das mangas, respectivamente?
    Muito obrigada. A você e todas as amigas virtuais desejo um 2013 com muita paz, saúde a alegria em todos os lares.
    Bauru,dezembro,2012
    Abraços, Maria Apparecida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria, não sei o que considera aqui "lenga-lengas"... de qualquer forma acho que dá para contar, se ampliar as fotos ou ler o que está escrito nas mesmas.
      Não sei fazer melhor!
      Abraço da
      Teresinha

      Eliminar
  23. Olá!!Adoraria saber como e onde posso adquirir revistas que ensinem a fazer tricot.
    Alguém me pode informar, agradecia muito!
    Sandra Brandão
    Sandrab76@hotmail.com

    ResponderEliminar
  24. Amiga seus trabalhos para os pequeninos como eu os chamo, são lindos !! E os trabalhos na máquina de trico !! Deu-me uma enorme saudade do tempo que eu podia usar a máquina. Abraços carinhosos da Inez

    ResponderEliminar
  25. Gosto tanto do seu blogue. Comecei a fazer tricot há 2 anos (depois de deixar de fumar!) e tenho imensa dificuldade em perceber os esquemas escritos, mas as suas explicações são sempre tão claras que consigo. Muito obrigada pela ajuda que me dá, e parabéns pelos trabalhos amorosos que faz.
    Ana Maria Alvarenga

    ResponderEliminar
  26. Gosto tanto do seu blogue. Comecei a fazer tricot há 2 anos (depois de deixar de fumar!) e tenho imensa dificuldade em perceber os esquemas escritos, mas as suas explicações são sempre tão claras. Muito obrigada pela ajuda que me dá, e parabéns pelos trabalhos amorosos que faz.

    ResponderEliminar
  27. as suas peças são lindíssimas e tem imensa habilidade. muito obrigada, tenho aprendido muito consigo

    ResponderEliminar
  28. acho as suas peças lindíssimas e tem imensa habilidade. muito obrigada, tenho aprendido muito consigo

    ResponderEliminar
  29. Lindo mesmo !!!
    Achei seu blog procurando casaquinhos diferentes.
    Achei muitos aqui, cada um mais bonito que o outro.
    Muito obrigada por tudo e pelo seu carinho.

    ResponderEliminar
  30. Oi Méia,
    Sou uma mãe metida a fazer casaquinhos para os filhos aqui do Brasil. Amei essa receita, não tinha nem ideia que dava para fazer dessa maneira.
    Parabéns pelos trabalhos lindos.
    Dani

    ResponderEliminar
  31. Teresinha,
    Já há bastante tempo, 2012, escrevi-lhe mas por email, uma mensagem. Mensagem de agradecimento, pelo facto de, na altura, me ajudar a fazer este lindo modelo de casaquinho, para o meu neto. Não sei se recebeu ou não...até fotos lhe enviei da minha proeza!! Graças à sua grande ajuda, claro!
    informaticamente, sou péssima...por vezes, quero aceder aqui e não consigo...desculpe!
    Obrigada por tudo, um beijo
    Ana Azevedo

    ResponderEliminar
  32. Boa noite Teresinha,
    Como não consigo aceder ao seu email, agradecia que me contactasse por favor. Meu email: cristinapimentel5@gmail.com.
    Mto obg
    Cristina

    ResponderEliminar
  33. Muito linda essa peca,Tentarei fazê-la, Obrigada,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Malu, não consigo aceder ao seu email nem ao blog.
      Respondo aqui que estou à disposição para ajudar no que eu souber.

      Eliminar
  34. Olá Teresinha! Gostei muito do seu blog e fiquei muiiiito contente com o seu "passo-a-passo"... graças a ele consegui fazer o casaquinho que adoro e não sabia como fazer este modelo, obrigado e Bom Ano com muita saúde!

    ResponderEliminar
  35. Terezinha, Boa tarde, quantas carreiras vc fez para parte da frente, costas e mangás. Obrigada

    ResponderEliminar
  36. Terezinha, Boa tarde, quantas carreiras vc fez para parte da frente, costas e mangás. Obrigada

    ResponderEliminar
  37. Terezinha Boa tarde, quantas carreiras vc fez na frente, costas e mangás. Obtigada

    ResponderEliminar
  38. Olá Terezinha
    Achei seu blog,e nele o casaquinho no atravessado que eu estava procurando.
    Fiquei na dúvida,quanto a lengalenga, quantas vezes devo repetir até começar a primeira manga .não tenho muita prática com tricô, me ajuda por favor.moro no Brasil e meu neto chega em junho.
    Obrigada,um abraço, Anita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faça clic nas fotos para as ampliar. Depois poderá contar as carreiras e o número de malhas. Não sei explicar melhor!~Bj

      Eliminar
  39. Boa noite !
    Obrigada pelas coisas lindas que partilha connosco .
    Quantas malhas hei de fazer o casquinho para recém-nascido ?
    Obrigada
    Tita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      obigada por gostar dos trabalhos que aqui mostro.
      Não sei dizer-lhe porque, como sabe, depende da grossura do fio e das agulhas.
      Aconselho-a a fazer uma amosta de 20 malhas em 20 carreiras; depois de medir adapte ao tamanho que deseja.
      T

      Eliminar
  40. Bom dia, adorei sua explicação por fotos pois assim eu e uma amiga poderemos fazer mesmo qd o computador estiver desligado. Fizemos a impressão, vamos seguir a sua ajuda e não da revista. Agradeço e desejo muita felicidade a vc. bjs

    ResponderEliminar
  41. Olá Terezinha!
    Trabalho lindo, perfeito e de muita dedicação
    Parabens

    ResponderEliminar
  42. Olá Teresinha, o casaquinho é lindo❤ obrigada pela sua explicação. Fiz um recentemente seguindo as suas instruções e ficou muito bem.
    Votos de boas festas 🌲☃️

    ResponderEliminar

Gosto muito de ler os comentários, por isso, se gostou do que viu, pode deixar a sua opinião!
Tenha um dia feliz... com muita saúde!